tag:blogger.com,1999:blog-2081325280530600025.post2632782840955092563..comments2023-04-12T12:55:30.762-03:00Comments on Pensados a Tinta: Por ruas e cruzamentos numa Pauliceia desvairadaLionelChttp://www.blogger.com/profile/12133030887883363524noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-2081325280530600025.post-13640383980808863642015-08-11T10:35:39.296-03:002015-08-11T10:35:39.296-03:00Olá Eliana!
Se prestarmos atenção, veríamos que há...Olá Eliana!<br />Se prestarmos atenção, veríamos que há mais de um deslocamento en masse diário nas cidades do tamanho de São Paulo, por exemplo. Faz pouco tempo atrás, movimentações de alguns milhares de indivíduos, pelos motivos que fossem, seriam alvo de estudos científicos. Hoje, em menos de meia hora ininterrupta, os meios de transporte urbanos conseguem, sem muito esforço, carregar milhões de passageiros em comutação diária.<br />Nem os passageiros, nem a comunidade científica se interessam pela coisa.<br />Num mundo ideal (sim, ideal, assim me evito ter que explicar outros itens) esses transportes urbanos seriam oferecidos na medida que os transportes particulares fossem sendo eliminados. Uma troca. A velocidade do transporte também aumentaria na proporção de espaços vazios e menor concorrência. Se é que velocidade for adotada como padrão de qualidade para a prestação do serviço, claro. Mas, isto nos traz a outras áreas, tão estratégicas quanto econômicas, e ao mesmo tempo descuidadas pelos gestores das nossas cidades. Descuidadas pelo simples motivo de não perceberem este deslocamento e sua velocidade, como interligados, não somente entre eles, mas com todo o resto que, porventura, aconteça na cidade. Até agora compartamentalizamos e, olhe como teimamos nisto, todas as faces e fases da cidade. De seus habitantes e comunidades. Achamos a queda das folhas das árvores no outono caótica, mas não vemos o caos que, no desmatamento desvairado, provocamos.<br />Quando acostumados aos bancos de couro, custa-nos entender ciclo-faixas e velocidades menores a 8km/h.<br /><br />Abs<br /><br />LionelC<br />2e1LionelChttps://www.blogger.com/profile/12133030887883363524noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2081325280530600025.post-81030781318727832502015-08-11T10:06:31.607-03:002015-08-11T10:06:31.607-03:00Minhas experiências com Europa e África iluminaram...Minhas experiências com Europa e África iluminaram (pelo menos assim espero) o meu raciocínio, de forma que interpreto esta situação da seguinte forma: enquanto não houver um verdadeiro conhecimento de causas, planejamento e investimento, o caos urbano nunca que irá mudar. Enquanto que em metrópoles, como São Paulo, você perde a maior parte do seu tempo num congestionamento infernal (e pior ainda em dias de chuva...), em outras a perda é reduzida, não só por infinitas opções de transporte, como também por uma linha de raciocínio dos responsáveis, que com grandes antecedências vão estudando e prevendo o futuro do transporte em suas cidades. É normal, em seis europeus, ver-se famílias com apenas um carro. Enquanto o marido vai com o transporte público trabalhar, a esposa utiliza o carro para as compras, levar as crianças, etc.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/12787749891178810300noreply@blogger.com